Nesta Sexta-feira, Dia dos Professores, Dilma lança propostas para a Educação

sexta-feira, outubro 15, 2010

Dilma lança propostas para a Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia no Palácio do Trabalhador, em SP

Nesta sexta-feira (15), quando comemora-se o Dia do Professor, um grande ato marcará o lançamento das propostas da candidata Dilma Rousseff para a Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia: com Educação de Qualidade da Creche à Pós-Graduação. A atividade será no Palácio do Trabalhador (Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade-SP), a partir das 14h.
Diante dos projetos que estão em disputa neste 2º turno, é claro o desequilíbrio de propostas no que diz respeito à Educação. Os avanços conquistados na gestão do presidente Lula superam largamente os resultados obtidos pelas políticas neoliberais de FHC/Serra, pautadas pela repressão, pancadaria e violência contra os professores.
Já o atual governo não só triplicou o orçamento federal, como também empregou um caráter sistêmico as políticas educacionais, método que não foi aplicado pela gestão passada, que tratava a educação básica como um problema somente de Estados e Municípios, e não da União.
As conquistas do governo Lula vão além. A criação do Fundeb ampliou o financiamento para todo o ensino básico e elevou as verbas federais de R$500 milhões, à época do Fundef, para 7 bilhões em 2010.
A Lei do Piso Salarial Profissional Nacional definiu um piso salarial para os professores com formação de nível médio em início de carreira. Uma conquista que depende, agora, do compromisso dos gestores estaduais e municipais, além do julgamento do mérito da ADI 4.167 no STF, ação esta de responsabilidade dos governos tucanos que continuam pagando os piores salários.
A Conferência Nacional da Educação proporcionou a abertura de um espaço democrático para a discussão do desenvolvimento da educação e o aprimoramento dos condutos sociais.
O governo Lula construiu 14 Universidades, enquanto que o governo anterior ficou no zero.
A ampliação dos programas da merenda escolar, do livro didático e do transporte escolar para toda educação básica, tem contribuído para combater a evasão e para melhorar a qualidade do ensino público, conforme mostra o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Ato com Dilma pela Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia
Data:15 de outubro (sexta-feira, Dia do Professor), 14h
Local:Palácio do Trabalhador (Rua Galvao Bueno, 782, Liberdade)

Fonte: CUT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juventude do PT - Minas Gerais | by Marcelo Coelho ©2010